sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Dissertação de Mestrado Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural da Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo


No dia 26/09 ocorreu a defesa da dissertação de mestrado "Sob o Königsberg: Paisagem e Patrimônio Cultural da Antiga Colônia Alemã de São Leopoldo", do Arq. Jorge Luís Stocker Jr., com orientação da Prof. Dra. Inês Martina Lersch.

 A banca avaliadora foi composta pelo Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota (UFMG), dra. Daniela Marzola Fialho (PROPUR/UFRGS) e dr. Roberto Verdum (POSGEA/UFRGS). 




sábado, 24 de agosto de 2019

III Semana do Patrimônio Cultural de São Leopoldo (19/08)


Participaremos da III Semana do Patrimônio Cultural de São Leopoldo, abordando a "Construção Social do Patrimônio Cultural" no painel "Considerações sobre o processo de inventário dos bens culturais".

Dia do Patrimônio Cultural - Encontro de Reflexão no Memorial do Ministério Público (16/08/2019)

Na sexta-feira (16/08), ocorreu o Encontro de Reflexão do Dia do Patrimônio Cultural, promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. A atividade ocorreu no Memorial do Ministério Público, envolvendo diversas instituições públicas e privadas.

O Arq. Jorge Luís Stocker Jr. integrou a mesa redonda de instrumentos de preservação, abordando os Inventários de Patrimônio Arquitetônico e Paisagístico.






quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Eleição da Câmara Diretiva do Conselho Estadual de Cultura

Na tarde desta quarta-feira (14/08) ocorreu a eleição da câmara diretiva do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul.
Foi eleita a Câmara Diretiva composta por José Édil de Lima Alves, Presidente; Jorge Luís Stocker Júnior, vice-Presidente; Marlise Nedel Machado, Secretária e Luis Antônio Martins Pereira, assessor especial.
Legenda - da esquerda para a direita: Jorge Luís Stocker Júnior (vice-presidente), José Édil de Lima Alves (Presidente), Ivo Benfatto (ex-Presidente), Marlise Nedel Machado (secretaria-geral) e Luis Antônio Martins Pereira (assessoria especial).


quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Patrimônio de imigração no Litoral Norte - Itati (RS)


Pelos caminhos da imigração alemã no Vale das Três Forquilhas, litoral norte do Estado.
Muito trabalho pela frente para buscar o reconhecimento e valorização cultural deste território, na companhia de Rodrigo Trespach, Arq. José Daniel Simões e o prof. Jussiê Hahn.


quarta-feira, 17 de julho de 2019

Palestra Inventários de Patrimônio Cultural: Instrumentos de preservação e desenvolvimento / São Francisco de Paula (RS) 08.07.2019


A palestra Inventários de Patrimônio Cultural: Instrumentos de preservação e desenvolvimento  ocorreu na Câmara de Vereadores de São Francisco de Paula (RS).
Na mesma ocasião, o Queijo Serrano foi reconhecido oficialmente como patrimônio cultural imaterial do Município.



sábado, 25 de maio de 2019

Coordenação do GT de Discussão da Lei de Incentivo a Cultura (LIC/RS) - 3º Congresso Estadual de Cultura





Durante o III Congresso Estadual de Cultura convocado pelo CEC - Conselho Estadual de Cultura do RS, foi organizado um GT de debate sobre a Lei de Incentivo a Cultura/RS, mediado pelo Arq. Jorge Luís Stocker Jr. e pelos também conselheiros Marlise Machado e José Édil De Lima Alves. O evento de três dias (15, 16 e 17 de maio) ocorreu na Fundação Casa das Artes e no Hotel Dall'Onder, em Bento Gonçalves (RS).

Os resultados foram apresentados durante a Audiência Pública da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa do RS, ocorrida no mesmo Congresso, e que teve presença Deputada Estadual e Presidente da Comissão Sofia Cavedon (PT), do Deputado Estadual Sebastião Mello (MDB), da Secretária de Estado da Cultura Beatriz Araújo, do Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, do Secretário Municipal de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares e do Diretor de Incentivo à Produção Cultural, do Ministério da Cidadania - Odecir Luiz Prata da Costa.


segunda-feira, 6 de maio de 2019

FNA: Fórum do Patrimônio Cultural retoma luta pela preservação no Rio Grande do Sul

 O I Fórum do Patrimônio Cultural, realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, em Osório (RS), encerrou como símbolo da retomada dos esforços pela manutenção e restauração do patrimônio histórico do Rio Grande do Sul. Reunindo arquitetos e urbanistas, historiadores, geólogos, museólogos, conselheiros de cultura, entidades públicas e órgãos municipais ligadas à área do patrimônio público histórico, artístico e cultural, o encontro objetiva a mudança de postura frente a apatia que existia no Estado conforme a arquiteta e urbanista Juliana Betemps, integrante da diretoria executiva da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). 

Juliana, que participou da mesa temática sobre “Financiamentos”, salienta que o evento resultou em proposições para a qualificação das políticas públicas voltadas à preservação do patrimônio histórico gaúcho. O conteúdo foi reunido na Carta de Osório, documento firmado ao final do evento que será repassado às entidades participantes. Conforme Jorge Stocker, idealizador do fórum e conselheiro titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (CEC-RS), a intenção é que as instituições possam pautar a atuação com objetivo de consolidar e conquistar os avanços debatidos.

Um dos itens citados na Carta de Osório é a busca por recursos públicos para elaboração de projetos para recuperação do patrimônio edificado, o que interfere diretamente na atuação dos arquitetos e urbanistas. “As proposições que constam da Carta de Osório representam um avanço para a atividade de restauração de patrimônio edificado, especialmente as relativas à possibilidade de pagamentos dos projetos arquitetônicos e complementares via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e via Fundo de Amparo à Cultura (FAC)”, lembrou Juliana. Outro ponto citado foi a necessidade de educação patrimonial para gestores do Poder Público e das entidades de áreas afins. “Precisamos apresentar aos gestores públicos a importância da preservação do patrimônio cultural e como, por meio do patrimônio edificado, podemos ter cidades mais agradáveis e bem planejadas preservando as memórias que contam a história da sua evolução”, explica ela.

Stocker aponta que o documento resultou de um momento inédito de reunião de todos os envolvidos no tema do patrimônio cultural, como profissionais de história, da museologia, da arquitetura e urbanismo, da conservação e restauro, assim como de conselhos, das autarquias, das associações profissionais e de conselhos profissionais. “Foi uma reunião que implicou uma programação muito diversa que conseguiu representar todos esses setores, essa diversidade, essa riqueza do campo do patrimônio cultural. Ao mesmo tempo, os participantes aprenderam uns com os outros”, enfatiza, citando as entidades organizadoras do evento como a FNA, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul (Saergs), O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o CEC-RS e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos), dentre outras. “Tivemos uma série de apresentações e mesas redondas temáticas que tentaram abarcar os pontos levantados pela organização, que são mais problemáticos e precisam de um melhor cuidado nas políticas públicas”.

De acordo com o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), Tiago Holzmann da Silva, o I Fórum Estadual do Patrimônio Cultural foi um sucesso pela iniciativa e pela presença qualificada de diversos agentes sociais, entidades, instituições que lutam por uma sociedade mais justa e para todos. “A manutenção e ampliação dos espaços de controle social, como os conselhos públicos, é uma responsabilidade de todos as pessoas que acreditam que a civilização é o único caminho para o bem comum”.

Segundo o Presidente da FNA, Cicero Alvarez, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura do RS, momentos como esse são fundamentais para a conscientização das pessoas da importância da preservação da memória e da cultura. “O evento serve para dar visibilidade ao CEC-RS e para as demais Instituições que defendem o patrimônio material e imaterial do Brasil. A FNA é e sempre será parceira dessas iniciativas”, declarou.

Fonte: FNA https://fna.org.br/forum-do-patrimonio-cultural-retoma-luta-pela-preservacao-no-rio-grande-do-sul/

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Mesa Redonda "Inventários de Patrimônio Cultural: Identificação, preservação e desenvolvimento" / I Fórum Estadual de Patrimônio Cultural




Participação na Mesa Redonda "Inventários de Patrimônio Cultural: Identificação, preservação e desenvolvimento", com mediação do Dr. Daniel Martini (CAOMA/MP), durante o I Fórum Estadual de Patrimônio Cultural. A mesa contou também com as palestras da Dr. Ana Maria Moreira Marchesan (MP/Promotoria Especializada do Meio Ambiente de Porto Alegre), Vanessa Campos (IHGRS) e Alexandre Veiga (Núcleo de Acervo e Memória CCMQ). A apresentação ocorreu no primeiro dia do evento (30/04), abordando aspectos críticos e metodológicos de inventários de patrimônio arquitetônico e paisagístico, a partir da experiência coordenando o Inventário de Campo Bom em parceria com o IPHAE/RS, em 2016.





segunda-feira, 29 de abril de 2019

Entrevista sobre o destombamento do Corredor Cultural de Hamburgo Velho - TV Câmara NH


Parte da participação em entrevista transmitida pela TV Câmara de Novo Hamburgo, durante o programa Domínio Público. Na pauta, o destombamento do Corredor Cultural de Hamburgo Velho pela SEDAC/IPHAE.

O programa foi ao ar em Maio de 2019 e sua íntegra está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=9yshvc9hjuk

terça-feira, 23 de abril de 2019

Mesa Redonda Paisagens Rurais - Dia Internacional de Monumentos e Sítios em Pelotas (RS)


No Dia 18/04, o Icomos-Brasil, em parceria com a UFPel e UCPel, comemorou o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, abordando o tema de 2019 - Paisagens Rurais.
O encontro ocorreu pela manhã no Museu do Doce, com uma mesa redonda com a participação do Arq. Jorge Luís Stocker Jr., debatendo as relações entre Paisagem e Patrimônio, e do prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira, abordando o tema no contexto das tradições doceiras de Pelotas.
 A tarde, uma visita ao interior do município de Pelotas, na sua região colonial.



segunda-feira, 8 de abril de 2019

Oficina de Patrimônio Cultural - Encontro Regional de Cultura em Palmeira das Missões (RS)


Na última sexta-feira (05/04) foi realizado o Encontro Regional de Cultura em Palmeira das Missões (RS).
Na programação, uma Oficina de Patrimônio Cultural, ministrada pelo Arq. Jorge Luís Stocker Jr, Conselheiro Estadual de Cultura, realizada na videoteca do Centro Cultural Mozart Pereira Soares.
A oficina buscou debater aspectos contemporâneos do debate do patrimônio cultural, valores simbólicos dos bens culturais e as políticas de preservação.