segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Reconhecendo o patrimônio histórico de São Leopoldo

 No dia 20/08/2011, foi realizada uma caminhada pela associação Amigos do Morro do Espelho. Com a listagem de bens de interesse cultural decretada pela Prefeitura de São Leopoldo em mãos, o grupo, com auxílio do acadêmico de arquitetura e urbanismo Jorge Luís Stocker Jr., verificou in loco a situação das edificações históricas da cidade, não sem a surpresa de encontrar boa parte delas já demolidas ou descaracterizadas.


Há uma outra cidade que, escondida, está esquecida e, esquecida corre o risco de desaparecer definitivamente. 

A saída pela cidade realizada pelo Amigos do Morro do Espelho no último sábado, percorreu uma parte daquilo que ainda resta de patrimônio histórico. Apesar de se perceber que os riscos que São Leopoldo corre em perder o pouco que ainda não foi destruído, essa saída também possibilitou ver que ainda é possível se fazer algo para que o reconhecimento definitivo como "Berço da Imigração Alemã" não se restrinja a um mero título. É preciso que haja uma forte correspondência e identidade entre este reconhecimento e o desenho da cidade. E este desenho precisa manter pelo menos algumas linhas que foram traçadas nas primeiras décadas da ex-sede administrativa das colônias alemãs.







Para esta saída, nosso grupo teve a grande contribuição de Jorge Luís Stocker Jr, um estudioso da arquitetura histórica das áreas de imigração do Rio Grande do Sul. Praticamente desde o início ele tem apoiado o Amigos e agora, quando tratamos especificamente deste tema, está contribuindo de forma muito significativa.


Por: Amigos do Morro do Espelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário