quarta-feira, 19 de junho de 2013

Santa Cruz do Sul: A Cidade se Expressa (colaboração para o blog Mesomundo)

O expressionismo alemão foi uma das principais vanguardas do cinema europeu. Perspectivas distorcidas, o contraste entre luz e sombras, os cenários claustrofóbicos e sombrios e a narrativa pessimista evocavam o sentimento da Alemanha pós primeira guerra mundial. O cenário era utilizado para expressar dramaticidade, como parte importante narrativa, um personagem onipresente.
A paisagem urbana das cidades (também cenário da vida cotidiana) é uma das principais referências estéticas em qualquer trabalho artístico. A cidade tem espaços que influenciam no psicológico dos seus habitantes ainda que inconscientemente. Seus elementos portam de valores estéticos e simbólicos que “conversam” com a bagagem cultural de cada indivíduo, num processo dinâmico entre o local e o global.
Contemplando essa relação entre a cidade e a arte, recentemente na fotografia urbana passei a utilizar como referência essa estética do exagero típica do expressionismo, forçando o chiaroscuro de forma dramática.
A experiência, aplicada na catedral de Santa Cruz do Sul, apresentou-se especialmente interessante: suas formas arquitetônicas evocam o estilo neogótico, também baseado no romantismo. A catedral, com seu impacto dramático na paisagem urbana da cidade, é cenário e protagonista na história daquela urbe. Evoca valores simbólicos universais muito mais diversos do que pode parecer num primeiro momento!

Colaboração no blog Mesomundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário