segunda-feira, 24 de março de 2014

Equipe técnica inicia o projeto de restauro do Chateau D'Eau em Cachoeira do Sul



A organização Defesa Civil do Patrimônio Histórico (Defender) trouxe neste sábado a Cachoeira do Sul os profissionais selecionados para a elaboração do projeto arquitetônico executivo de restauração do Chatodô, o monumento de maior valor afetivo e paisagístico da sociedade local. Após a montagem do cronograma de ações, a equipe executou o levantamento fotográfico do Chatodô, onde foi feita uma avaliação da situação da construção e prospecção pictórica das camadas de tinta aplicadas até hoje nas imagens e estruturas.

 Os responsáveis pelo projeto são a arquiteta Enilda Maria Miceli da Silva e o estagiário Jorge Luís Stocker Júnior. Neste sábado eles foram apresentados ao prefeito Neiron Viegas, que se inteirou dos passos iniciais para a elaboração do projeto. O levantamento métrico cadastral do Chatodô ocorrerá nos próximos dias e será realizado pela empresa Documenta – Fotogrametria Arquitetural, de Curitiba (PR), através de scanner a laser 3D.

Experiência – Essa empresa conta com 35 anos de experiência em documentação e restauro de prédios e monumentos históricos, com uma bem sucedida experiência internacional utilizando modernas técnicas, como o escaneamento a laser 3D de edifícios. A arquiteta Enilda Miceli é graduada pela Universidade Ritter dos Reis em Arquitetura e Urbanismo com especialização em patrimônio cultural em centros urbanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em seu currículo consta ainda o curso de pós-graduação em especialização em restauração e conservação de monumentos e conjuntos históricos pela Universidade Federal da Bahia, com acompanhamento e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Unesco.

Atenção

No Chatodô, os profissionais farão um projeto arquitetônico para restauração que envolve a preservação das características originais do monumento. Este projeto será submetido à Lei Rouanet e Lei de Incentivo à Cultura (LIC) para aprovação e depois captação de dinheiro com compensação de ICMS (LIC) e imposto de renda (Rouanet). Isso permitirá que todo o custo da restauração não seja exclusivo da Corsan, que assumiu o compromisso de restaurar o Chatodô no contrato de renovação do serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto em Cachoeira do Sul.

Projeto do sítio histórico do HCB

Na reunião de planejamento definiu-se que o compromisso da Defender com a sociedade, Corsan e HCB para a restauração do antigo prédio do Hospital de Caridade e revitalização do seu entorno inicia com a contratação do serviço de levantamento planialtimétrico cadastral por se tratar de uma intervenção em grande área urbana. Esse levantamento descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação). Ele é o principal passo para a definição do programa de necessidades e das próximas etapas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário