segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Conselho Estadual de Cultura valoriza o patrimônio histórico em sessão no Memorial do Rio Grande do Sul

Fonte: CEC RS

O Conselho Estadual de Cultura realizou nesta segunda, dia 27 de agosto, sessão especial no Auditório Oswaldo Goidanich, no Memorial do Rio Grande do Sul. Ela tratou do patrimônio histórico e cultural e sua importância para a sociedade como um todo, contando com palestra sobre o tema.

A palestra ficou a cargo do conselheiro do CEC, Jorge Luís Stocker Jùnior, também membro da Câmara Técnica do Patrimônio Histórico e Artístico no CEC. A sessão contou com a presença do colegiado do Conselho, conduzida pelo seu presidente, Marco Aurélio Alves.

Na palestra, o conselheiro começou falando da evolução de noção de patrimônio ao longo do tempo, de uma noção monolítica, com foco no objeto, para um caráter heterogêneo e múltiplo, com foco no sujeito e nas relações, visando a inclusão social. Jorge Luís pontuou que, no Brasil, há uma dependência muito grande de políticas públicas de preservação. Após o término da palestra, aconteceu uma troca de ideias entre o público que acompanhou a sessão com o palestrante, uma pequena conversa sobre o que foi exposto.

A sessão foi encerrada com o anúncio de uma parceria do Conselho com o grupo Envelhêscencia, do Instituto Nacional da Pessoa. O projeto visa a conscientização sobre o valor de nosso patrimônio histórico através de fotografia, livros e outros registros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário