sábado, 14 de agosto de 2021

Na mídia: Jornada Santista do Patrimônio Histórico - Folha Santista

 A quarta edição da Jornada Santista do Patrimônio Histórico tem início nesta sexta-feira (13). O evento, promovido pela sociedade civil organizada, tem o objetivo de ampliar e qualificar a discussão sobre a preservação do patrimônio histórico.

Desde 2018, a Jornada busca realizar um chamamento entre instituições de ensino, poder público e a população santista, oferecendo importantes contribuições sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.

O reconhecimento ao trabalho que vem sendo efetuado nestes últimos quatro anos fez com que a Jornada fosse incluída no cadastro municipal de cultura na categoria Eventos da Área Cultural realizados no município.

Ainda em função da impossibilidade de reuniões presenciais, em consequência da pandemia do coronavírus, a versão 2021 será remota e contará com quatro lives, a partir de sexta (13), sempre às 18 horas, através do canal no YouTube.

Programação:

Dia 13:

Sergio Williams – jornalista, escritor e pesquisador, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos e diretor cultural da Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio, que abordará a criação do Museu Histórico de Santos além de sua trajetória como memorialista com a produção de sua página virtual Memória Santista. www.memoriasantista.com.br.

Dia 18:

Arquiteta e urbanista Vanessa Bello – mestre e doutora em planejamento urbano e regional pela FAU-USP, docente e pesquisadora na PUC Campinas e na Unicamp, coordenadora do Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais do Núcleo São Paulo do ICOMOS Brasil e da Comissão de Patrimônio do CAU-SP, pesquisadora da Rede PHI – Patrimônio Histórico Cultural Ibero-americano e membro do grupo gestor da Rede Patrimônio Cultural Paulista que trará sobre as Encruzilhadas e Desafios da Preservação Cultural.

Dia 19:

Arquiteto e urbanista Jorge Luís Stocker Junior – doutorando em planejamento urbano e regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua com estudos de documentação do patrimônio cultural, políticas públicas de preservação, projetos de intervenção e educação patrimonial. É o criador e coordenador do projeto de sensibilização e difusão O Campanário – @ocampanario, com mais de 10 mil seguidores no Instagram. Ele vai abordar as questões dos Inventários como Instrumento de Preservação.

A IV Jornada termina no dia 20 de agosto, com a apresentação de um tema de extrema relevância atualmente que é a ATHIS – Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). O Grupo de Estudos e Ações da ATHIS nos cortiços do Centro Histórico de Santos, formado por vários arquitetos, debaterá sua Atuação como agente nas questões relacionadas ao direito à cidade e à moradia na Região Metropolitana da Baixada Santista.

A Comissão Organizadora da IV Jornada Santista do Patrimônio Histórico conta com os arquitetos e urbanistas: Drª. Clarissa Duarte de Castro Souza; Ms. Daniela Colin Lima; Doutoranda Jaqueline Fernández Alves; Ms. Jean Pierre de Moraes Crété; especialista Rita Helena de Lemos Yoshitaka.

A programação pode ser seguida nas redes sociais: Instagram. @jornada.santista.patrimonio; Facebook: Grupo da Jornada Santista do Patrimônio Histórico. Assista às Jornadas anteriores pelo Youtube.


Fonte: Folha Santista

https://folhasantista.com.br/cultura/iv-jornada-santista-busca-ampliar-e-qualificar-a-discussao-sobre-patrimonio-historico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário