Foi realizada no dia 13 de junho, a apresentação do Projeto de Restauro Arquitetônico das capelas de São Sebastião da Vista Alegre e Nossa Senhora da Saúde - na Comunidade de Cruzinhas, interior de Marau Ambas as edificações são Patrimônio Cultural Material do município. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal e contou com a presença de representantes das Comunidades e das Secretarias que fazem parte do projeto, além de integrantes da comunidade religiosa marauense.
Os arquitetos Jorge Luís Stocker Junior e Ingrid Arandt e a historiadora Débora Nunes de Sá detalham os processos de caracterização dos espaços, o diagnóstico da atual situação das capelas e a proposta de restauro. A empresa também recebeu as considerações dos presentes e discutiu os próximos passos junto a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos. Além da Prefeita Naura Bordignon e do Vice-prefeito Vilmo Zanchin, participaram da reunião o Secretário de Cultura, Turismo e Eventos, Paulo Dal Paz e demais representantes da pasta; o Secretário de Inovação, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Carlos Tonial; os vereadores Josiane Bedin e Laércio Zancan e o Vigário da Paróquia Cristo Rei, Marcelo de Carvalho.
De acordo com Jorge Luís Stocker Júnior, Arquiteto e Urbanista responsável técnico pelo projeto, “foi realizada toda a etapa de projeto arquitetônico de restauro - conhecimento (histórico, análise de tipologia e sistema construtivo, levantamento métrico, etc); diagnóstico (análise do estado de conservação) e projeto (indicações de materiais e técnicas de restauro e orçamento)”, explica. Ele também falou sobre quais são os próximos passos e a importância do estudo para a realização da reforma. “O próximo passo seria a execução dos projetos, a partir da obtenção dos recursos orçados. O processo do projeto garante um conhecimento aprofundado sobre os imóveis e suas características e demandas específicas. Tivemos o cuidado de prezar pela conservação da autenticidade do imóvel e indicar técnicas compatíveis, para que a estrutura possa se preservar para as próximas gerações”, finaliza Jorge.
Disponível em https://www.instagram.com/p/DLDPMtjPk0R/
Nenhum comentário:
Postar um comentário