domingo, 2 de novembro de 2025

Conversas Transversais - Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana (MG)

Ninguém se importa com o patrimônio? 

Esse será o tema da próxima edição das nossas Conversas Transversais! No dia 11 de novembro, a partir das 18h30, a Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana recebe Jorge Luís Stocker Júnior, criador e coordenador do projeto de sensibilização, educação patrimonial e divulgação científica “O Campanário”. 

Desta vez, a atividade propõe uma reflexão sobre o potencial de comunicação das ações e práticas ligadas ao campo do patrimônio cultural, especialmente no contexto das mídias digitais. A partir da experiência com O Campanário, Jorge convida o público a pensar sobre os desafios e possibilidades de traduzir o conteúdo técnico e teórico do patrimônio de forma acessível, sem perder a profundidade ou transformar o tema em caricatura. A conversa também se estende à relação entre teoria, prática e comunicação questionando como as narrativas sobre o patrimônio podem alcançar diferentes públicos e contribuir para aproximar a sociedade das ações de preservação e restauro. 

Jorge Luís Stocker Júnior é arquiteto e urbanista (Feevale, 2016), mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR/UFRGS). Atua no campo do patrimônio cultural por meio de estudos técnicos de documentação e identificação, projetos de intervenção em bens culturais, pesquisa e educação patrimonial. Você não vai ficar de fora, não é mesmo? A participação é gratuita e aberta ao público! Para garantir sua vaga, inscreva-se pelo link disponível em nossa bio. A Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana é uma iniciativa do Instituto Pedra, com o patrocínio master da Vale, contando com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Prefeitura de Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário