sábado, 31 de agosto de 2024

Jornal NH - Curso prático propõe restauração de muro histórico em Novo Hamburgo

 Aulas recebem participação em peso de arquitetos e urbanistas

O patrimônio histórico de Novo Hamburgo serviu de inspiração para um curso com objetivo de ensinar técnicas práticas de conservação e restauro de fachadas históricas. Realizado na Casa de Cultura Dalila Sperb, no coração do bairro Hamburgo Velho, as aulas vão até o domingo (1°) contam com mais de 20 alunos, a grande maioria arquiteto e urbanista.

Um dos pontos altos do curso foi o início do processo de restauração do Muro Romano nesta sexta-feira, no cruzamento entre as avenidas Dr. Maurício Cardoso e General Daltro Filho. Munido de bisturis e óculos de proteção, os alunos faziam o processo minucioso de decapagem mecânica a seco, que consiste em retirar camadas de pintura e argamassa para revelar a originalidade da estrutura.

O processo completo leva tempo. Por isso, o plano dos organizadores é encaminhar um projeto arquitetônico e buscar financiamento via editais, patrocínio cultural por leis de incentivo ou doações diretas para recuperar completamente o muro. "Quando temos um ornato ele tem uma volumetria, ou seja, um desenho. Com o passar do tempo, as pessoas vão pintando e passando argamassa em cima, então ele vai se perdendo", explica a restauradora Flávia Duque-Estrada, uma das organizadoras do curso.


As aulas tentam suprir uma lacuna teórica no aprendizado de restauro no Brasil. Segundo o arquiteto Jorge Stocker, também organizador do curso, o intuito é trazer maior conhecimento e sensibilização para a conservação do patrimônio histórico. "Existe uma preocupação grande pois temos um centro histórico tombado em Novo Hamburgo e muitas fachadas tem elementos decorativos, que os diferenciam das construções novas", destaca.

O curso foi financiado pela Lei Paulo Gustavo com apoio da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo. Além da técnica de decapagem, os alunos também aprendem sobre moldes de ornatos e responsabilidade técnica para execução de projetos de restauração. Para a arquiteta e urbanista Lorena Fonseca Vieira, de Jaguarão, que atua como fiscal na obra de restauro no Palácio Piratini, as aulas são uma oportunidade para ampliar o conhecimento nesse segmento. "Todo o arquiteto precisa ter essa visão mais detalhada e minimalista das problemáticas que envolvem estruturas", disse.

Fonte: Letícia Prior Breda

Jornal ABC 31.08.2024  https://www.abcmais.com/brasil/rio-grande-do-sul/vale-do-rio-dos-sinos/novo-hamburgo/curso-pratico-propoe-restauracao-de-muro-historico-em-novo-hamburgo/

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Portal Martin Behrend: Um presente para Hamburgo Velho: restauro da Casa Leyser

 O imóvel da década de 1920 é a atual sede da Florindas Doceria e Café

Um presente para Hamburgo Velho: restauro da Casa Leyser, patrimônio histórico da cidade A antiga casa da Alfaiataria Leyser está ficando de cara nova, um lindo resgate histórico. O imóvel, que abriga desde 2020 a Florinda's Doceria e Café, está passando por restauro de toda a sua fachada frontal e lateral. As melhorias, motivadas pela Florinda's e executadas pelo proprietário do imóvel, incluem a troca do passeio público, troca de aberturas, reboco feito a cal, pintura e iluminação.

"Para comemorar esse momento, estamos reestruturando a empresa e ofereceremos um serviço ainda mais completo aos clientes, com padaria e café a partir da conclusão da reforma", destaca Rafael Furtado, sócio proprietário da Florinda's.

Não foi possível identificar a data de construção inicial. Sabe-se que na década de 1920, o imóvel foi construído ou adaptado para a alfaiataria de João Emílio Leyser, que também foi um incentivador do futebol em Hamburgo Velho e primeiro presidente do Football Club Esperança. Após o encerramento da alfaiataria em 1941, a casa foi reformada para uso residencial e alugada, com adaptações realizadas pela empresa Mosmann, Breidenbach & Cia.

Emílio faleceu em 1945, e sua viúva continuou alugando a residência até 1967, quando foi vendida ao casal Feliciano e Lia Iria Wingert de Souza. Entre 1957 e 1967, a casa foi alugada pela família Gigel, imigrantes austríacos. O imóvel permaneceu desocupado por anos, até ser reformado em 2015 e passando a ter finalidade comercial novamente.

O PROJETO O projeto de restauração e reabilitação é do arquiteto Jorge Stocker Junior, que baseou-se na documentação encontrada e em análises estratigráficas feitas no local. Optou-se por recuperar a unidade potencial da obra, resgatando as esquadrias de madeira do projeto aprovado em 1941 e desimpedindo as principais visuais das fachadas. Na imagem abaixo está a projeção de como ficará a obra.

Na etapa de diagnóstico, foram identificados problemas de saneamento da estrutura, que serão recuperados, especialmente a compatibilidade de materiais de rebocos e pinturas que havia causado desplacamento e outras formas de degradação. Será utilizada argamassa tradicional de cal e pintura à base de silicatos, permitindo que as paredes "respirem" melhor e, aos poucos, recuperem suas condições de conservação. 

A fachada receberá nova comunicação visual para valorizar o empreendimento, novas calçadas e iluminação especial.

Fonte: https://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/id/15306/titulo/um-presente-para-hamburgo-velho-restauro-da-casa-leyser

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias Casa CDL: Curso prático inédito de restauro e conservação de fachadas históricas acontece no final do mês, em Novo Hamburgo

Uma experiência para colocar a mão na massa e aprender sobre os processos de conservação e restauro das superfícies arquitetônicas externas. Esse é o objetivo da primeira edição do Curso Prático de Conservação e Restauro de Fachadas Históricas, que vai ocorrer nos próximos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro, em Novo Hamburgo. As oficinas são uma realização do projeto O Campanário - Patrimônio Cultural com apoio da Secretaria Municipal da Cultura do município, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Prevista para acontecer no final de maio, a programação teve de ser transferida por conta dos eventos climáticos.

De acordo com o arquiteto e urbanista Jorge Luís Stocker Jr, coordenador d’O Campanário e um dos ministrantes da oficina, o curso surge a partir da observação de como está se dando na prática o restauro de fachadas ornamentadas: “muitas vezes as intervenções realizadas nesses prédios históricos desconsideram as etapas e processos necessários para sua correta conservação”. No curso prático, os alunos realizarão procedimentos como decapagem, molde e réplica, nivelamento, recomposição e alguns acabamentos, que terão como objeto o Muro Romano, imóvel situado no Centro Histórico de Hamburgo Velho.

Jorge relembra que, embora o sítio histórico de Hamburgo Velho seja reconhecido pelo IPHAN como patrimônio nacional desde 2015, ainda não desenvolvemos uma cultura voltada ao restauro arquitetônico no município: “Trazer um curso como esse para a cidade ajuda a fortalecer Hamburgo Velho como referência no campo do patrimônio cultural”, afirma ele.

Para a Conservadora Restauradora Flávia Duque-Estrada, que também ministrará o curso, a experiência real e tangível de restauro em um local histórico faz toda a diferença: “Isso permite que os estudantes compreendam melhor os desafios e práticas envolvidos na conservação do patrimônio e aumenta a conscientização sobre a sua preservação”. Flávia é carioca e atua na área de Conservação e Restauro desde 1998, tendo participado de mais de vinte quatro obras de restauração em todo o Brasil.

Tendo como público-alvo profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Conservação e Restauro, História, Museologia, Engenharia Civil e Artes, gestores de cultura e demais profissionais e agentes envolvidos com a preservação do patrimônio cultural, o curso teve as vagas esgotadas em poucas horas após o seu lançamento.

O QUÊ: Curso Prático de Conservação e Restauro de Fachadas Históricas

QUANDO: 30, 31 de Agosto e 01 de Setembro

ONDE: Casa de Cultura Dalila Clementina Sperb. Av. Dr. Maurício Cardoso, 132. Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo/RS

PROGRAMAÇÃO:

30/08/2024 - SEXTA-FEIRA

Manhã

Apresentação.

Introdução ao Restauro Arquitetônico. Métodos.

Tarde

Levantamento de Danos. Decapagem.

31/08/2024 - SÁBADO

Manhã

Diretrizes de Projeto.

Nivelamento de ornatos.

Tarde

Prática de molde de ornato.

01/09/2024 - DOMINGO

Manhã

Projeto de Restauro, Execução, Responsabilidade técnica, Licenciamento.

Tarde

Reparos e Nivelamento de Ornatos.

Acabamentos.

*Conteúdo e programa passíveis de modificações com finalidade didática.


Fonte: https://www.cdl-nh.com.br/noticias/curso-pratico-inedito-de-restauro-e-conservacao-de-fachadas-historicas-acontece-no-final-do-mes-em-novo-hamburgo

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Jornal Dois Irmãos - Sábado com aula de história ao ar livre em Dois Irmãos

Neste sábado (17), Dia Nacional do Patrimônio Histórico, ocorre a “Caminhada Orientada: Desvendando a Arquitetura Teuto-Brasileira em Dois Irmãos”. A atividade integra a programação do Espaço Cultural Antiga Matriz – ECAM e vai explorar características marcantes da arquitetura teuto-brasileira, revelando as belezas escondidas ao longo da Avenida São Miguel, num trajeto de 1,6 km.

A saída será às 15h do Museu Municipal, tendo como destino a Antiga Igreja Matriz de São Miguel. A aula-caminhada será mediada pelo mestre em Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luís Stocker Júnior, e ao longo do percurso os participantes serão convidados a desvendar a arquitetura das edificações históricas, com destaque aos exemplares de técnica enxaimel (Fachwerkhaus), da tipologia frontão recortado (Giebelhaus) e dos templos religiosos. Stocker atua profissionalmente com patrimônio cultural, desenvolvendo consultorias, estudos técnicos de documentação, identificação, projetos de restauro, pesquisa e educação patrimonial. A participação é gratuita e não requer inscrição, basta comparecer ao local de partida. A Temporada Cultural 2024 do ECAM é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com financiamento do Departamento e do Conselho Municipal de Cultura.

Fonte: Jornal Dois Irmãos https://jornaldoisirmaos.com.br/noticia/16082024-sabado-com-aula-de-historia-ao-ar-livre-em-dois-irmaos

Jornal Dois Irmãos - Sábado com aula de história ao ar livre em Dois Irmãos (Ed. Impressa 16/08/2024)

 



quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Revista Expansão: Dois Irmãos terá aula-caminhada no Dia Nacional do Patrimônio Histórico

 

Dois Irmãos será palco para a “Caminhada Orientada: Desvendando a Arquitetura Teuto-Brasileira em Dois Irmãos” a partir das 15h do próximo sábado, 17 de agosto, quando é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Parte da Temporada Cultural 2024 do Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM), a atividade irá explorar as características da arquitetura teuto-brasileira vistas ao longo da Avenida São Miguel, em um trajeto de 1,6 km. 

A aula-caminhada será mediada pelo mestre em Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luís Stocker Júnior. O percurso terá como ponto de partida o Museu Municipal e a Antiga Matriz de São Miguel como chegada. Ao longo do trajeto, os caminhantes serão convidados a desvendar a arquitetura das edificações históricas, com destaque aos exemplares de técnica enxaimel (Fachwerkhaus), da tipologia frontão recortado (Giebelhaus) e dos templos religiosos. Serão abordados estilos arquitetônicos, técnicas e materiais construtivos, escala e relação com a paisagem, valorizando aspectos históricos, técnicos e simbólicos da arquitetura teuto-brasileira de Dois Irmãos.

 A participação na caminhada é gratuita e não requer inscrição, basta comparecer ao local de partida, no Museu Municipal.

Fonte: Revista Expansão 14/08/2024. Disponível em https://www.expansao.co/dois-irmaos-tera-aula-caminhada-no-dia-nacional-do-patrimonio-historico/

Jornal Correio do Povo: Monumento ao Imigrante depende de recursos para garantir restauração em Novo Hamburgo

 Proposta envolve recuperação e valorização do patrimônio histórico, construído há quase 100 anos para reverenciar a Imigração Alemã na região do Vale do Sinos

Foto:Fernanda Bassôa

O projeto de Conservação e Restauro do Monumento ao Imigrante, lançado em 25 de julho do ano passado, ainda depende da captação de recursos para execução. A etapa é fundamental para que a edificação, localizada na cidade de Novo Hamburgo, receba os reparos necessários, especialmente após o período chuvoso registrado nos últimos meses. "As infiltrações aumentaram muito no último ano, porque o excesso de chuva provoca retenção ainda maior de água nos terraços e nos pontos vulneráveis da estrutura", explica o arquiteto Jorge Stocker Júnior, coordenador e responsável técnico do projeto de restauro, completando que o restauro propõe potencializar a questão turística na cidade, bem como a questão educacional, reforçando a memória dos antepassados.

A iniciativa é viabilizada através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC-RS), pelo programa Pró-Cultura RS, em projeto da Associação de Moradores e Empreendedores (AME) de Hamburgo Velho. A presidente da AME, Luciane Jantsch, destaca que além do restauro, o projeto prevê uma segunda etapa, com a implantação de um memorial sobre a edificação. "Estamos empenhados em finalizar a primeira etapa de captação para iniciarmos o restauro e interrompermos o processo de deterioração que vem aumentando com a umidade."

Segundo Luciane, todas as contribuições são bem-vindas. "O monumento foi resultado da união da comunidade e de empresários, há 100 anos, e hoje depende novamente dessa mobilização conjunta para marcar o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil", ressalta ela. Criado em homenagem aos 100 anos da imigração alemã e inaugurado na época da emancipação de Novo Hamburgo (1927), o Monumento ao Imigrante é o mais antigo da cidade. Em 2008, foi tombado pelo Município por seu valor histórico e cultural. O projeto original foi elaborado pelo arquiteto Ernest Karl Ludwig Seubert, que venceu o concurso para escolha do autor da obra.

O local onde está instalado teria sido o primeiro lote colonizado por alemães, segundo a história oral. Ele permanece no mesmo lugar, à Rua Oscar Emílio Muller, 49, no bairro Vila Nova, e pode ser visitado gratuitamente no endereço que passou a fazer parte da área da Sociedade Aliança, nos anos de 1950. O Projeto de Conservação e Restauro do Monumento ao Imigrante e Implementação do Memorial Monumento ao Imigrante é uma realização da AME Hamburgo Velho, com iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo, gestão cultural da Imago Produtora e apoio institucional da Sociedade Aliança.


Fonte: Jornal Correio do Povo disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/cidades/monumento-ao-imigrante-depende-de-recursos-para-garantir-restaura%C3%A7%C3%A3o-em-novo-hamburgo-1.1523005

terça-feira, 13 de agosto de 2024

Jornal Dois Irmãos:Caminhada Orientada celebra o Dia do Patrimônio Cultural no próximo sábado


(Foto: Marcio A. Blume)

No próximo sábado, 17 de agosto, Dia do Patrimônio Cultural, será realizada a Caminhada Orientada “Desvendando a Arquitetura Teuto-Brasileira de Dois Irmãos”. A atividade acontece a partir das 15h e a participação é gratuita, não requer inscrição. Os interessados só precisam comparecer ao local de partida, no Museu Histórico Municipal. 

– Gosta de história e de histórias? Te interessa pelos hábitos do passado e das casas e igrejas antigas? Então participe de uma jornada única pela história e arquitetura de Dois Irmãos. Como parte da Temporada Cultural 2024 do ECAM – Espaço Cultural Antiga Matriz, a caminhada guiada irá explorar as características marcantes da arquitetura teuto-brasileira, revelando as belezas escondidas ao longo da Avenida São Miguel. O trajeto será um mergulho na história das edificações, incluindo as técnicas enxaimel (Fachwerkhaus) e os frontões recortados (Giebelhaus). Conheça os estilos arquitetônicos, técnicas construtivas e a relação dessas construções com a paisagem local – destacam os organizadores.

A aula-caminhada será conduzida pelo mestre em Arquitetura e Urbanismo Jorge Luís Stocker Júnior, que atua profissionalmente com patrimônio cultural, desenvolvendo consultorias, estudos técnicos de documentação, identificação, projetos de restauro, pesquisa e educação patrimonial. O percurso terá aproximadamente 1,6 km, com destino à Antiga Matriz de São Miguel. A Temporada Cultural 2024 é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com financiamento da prefeitura através do Departamento e do Conselho Municipal de Cultura.


Fonte: Jornal Dois Irmãos -  https://jornaldoisirmaos.com.br/noticia/13082024-caminhada-orientada-celebra-o-dia-do-patrimonio-cultural-no-proximo-sabado


Jornal O Diário: Dois Irmãos terá aula-caminhada no Dia Nacional do Patrimônio Histórico

 Caminhada orientada fará trajeto que contará a história a partir da herança alemã na arquitetura ao longo da Avenida São Miguel

Dois Irmãos – Como parte da Temporada Cultural 2024 do ECAM – Espaço Cultural Antiga Matriz, acontece, no próximo sábado, 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a partir das 15h, a “Caminhada Orientada: Desvendando a Arquitetura Teuto-Brasileira em Dois Irmãos”. A atividade irá explorar as características marcantes da arquitetura teuto-brasileira, revelando as belezas escondidas ao longo da Avenida São Miguel, num trajeto de 1,6km.

Tendo por ponto de partida o Museu Municipal e, como destino, a Antiga Matriz de São Miguel, ao longo do percurso os caminhantes serão convidados a desvendar a arquitetura das edificações históricas, com destaque aos exemplares de técnica enxaimel (Fachwerkhaus), da tipologia frontão recortado (Giebelhaus) e dos templos religiosos.

Estilos arquitetônicos, técnicas e materiais construtivos, escala e relação com a paisagem serão abordadas, valorizando aspectos históricos, técnicos e simbólicos da arquitetura teuto-brasileira do município de Dois Irmãos.

A aula-caminhada será mediada pelo mestre em Arquitetura e Urbanismo, Jorge Luís Stocker Júnior. Stocker atua profissionalmente com patrimônio cultural, desenvolvendo consultorias, estudos técnicos de documentação, identificação, projetos de restauro, pesquisa e educação patrimonial.

A participação é gratuita e não requer inscrição, basta comparecer ao local de partida, no Museu Municipal.

Realização

A Temporada Cultural 2024 do Espaço Cultural Antiga Matriz é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos com financiamento da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento e Conselho Municipal de Cultura.


Serviço

Horário: 15h

Ponto de Partida: Museu Municipal de Dois Irmãos

Destino: Espaço Cultural Antiga Matriz de São Miguel

Percurso: aproximadamente 1,6 km

Participação gratuita




quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Jornal Dois Irmãos - Temporada Cultural 2024 do Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM),

Caminhada orientada será no dia 17 de Agosto

Mais atrações em agosto e setembro 

No sábado, 17 de agosto, Dia do Patrimônio Cultural, acontece às 15h uma caminhada orientada com o arquiteto Jorge Stocker Júnior, intitulada “Desvendando a Arquitetura Teuto-Brasileira em Dois Irmãos”. Os participantes farão, a pé, um trajeto de cerca de 1,6 km ao longo da Avenida São Miguel, tendo por ponto de partida o Museu Municipal e como destino a Antiga Matriz de São Miguel.

Ao longo do percurso, os caminhantes serão convidados a desvendar a arquitetura das edificações históricas, com destaque aos exemplares de técnica enxaimel (Fachwerkhaus), da tipologia frontão recortado (Giebelhaus), e dos templos religiosos. Serão abordados estilos arquitetônicos, técnicas e materiais construtivos, escala e relação com a paisagem, valorizando aspectos históricos, técnicos e simbólicos da arquitetura teuto-brasileira do município de Dois Irmãos.

Já no domingo, 1º de setembro, às 18h30min, o Movimento Coral Feevale apresentará o Concerto Hygge – 2ª edição. O repertório que será apresentado, com a regência e direção artística de Federico Trindade, reúne fragmentos de emoções e afetos, e é com esta atmosfera intimista que será apresentada a ideia do conceito dinamarquês “hygge”, que nos convida a imaginar o colo, o aconchego, o conforto, a tranquilidade e a segurança. O concerto promete um momento de serenidade diante das turbulências da vida cotidiana, em meio a harmonia e a suavidade das vozes. E até o dia 25 de agosto, fica em exposição a obra “Estudos para Monumento ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil”, do artista Marciano Schmitz. A escultura-estudo oferece uma visão dos trabalhos e esboços preparatórios para a criação do monumento comemorativo, destacando a importância e a influência da imigração alemã na formação cultural e histórica do RS. A obra pode ser visitada aos sábados e domingos, das 13h às 17h.

 ECAM Recebe com três espetáculos Nos dias 10 e 24 de agosto, sábados, às 19h, o ECAM Recebe apresenta o Teatro de Sombras “Criaturas da Literatura”, com a Cia Teatro Lumbra. No dia 25 de agosto, domingo, às 18h, será a vez da Gala Lírica, com a Cia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS). Encerrando o mês, no dia 31 de agosto, sábado, às 18h, acontecerá o XI Encontro de Coros Cantares: “Etnias”, organizado pela Associação Cultural Cantares. A entrada é gratuita para todos os espetáculos. Realização A Temporada Cultural 2024 do Espaço Cultural Antiga Matriz é uma realização da Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos, com financiamento da Prefeitura Municipal de Dois Irmãos, através do Departamento e Conselho Municipal de Cultura. Foto:

Fonte: Disponível em https://jornaldoisirmaos.com.br/noticia/01082024-espaco-cultural-antiga-matriz-recebe-grupo-porto-tango-trio-no-domingo