Uma experiência para colocar a mão na massa e aprender sobre os processos de conservação e restauro das superfícies arquitetônicas externas. Esse é o objetivo da primeira edição do Curso Prático de Conservação e Restauro de Fachadas Históricas, que vai ocorrer nos próximos dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro, em Novo Hamburgo. As oficinas são uma realização do projeto O Campanário - Patrimônio Cultural com apoio da Secretaria Municipal da Cultura do município, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Prevista para acontecer no final de maio, a programação teve de ser transferida por conta dos eventos climáticos.
De acordo com o arquiteto e urbanista Jorge Luís Stocker Jr, coordenador d’O Campanário e um dos ministrantes da oficina, o curso surge a partir da observação de como está se dando na prática o restauro de fachadas ornamentadas: “muitas vezes as intervenções realizadas nesses prédios históricos desconsideram as etapas e processos necessários para sua correta conservação”. No curso prático, os alunos realizarão procedimentos como decapagem, molde e réplica, nivelamento, recomposição e alguns acabamentos, que terão como objeto o Muro Romano, imóvel situado no Centro Histórico de Hamburgo Velho.Jorge relembra que, embora o sítio histórico de Hamburgo Velho seja reconhecido pelo IPHAN como patrimônio nacional desde 2015, ainda não desenvolvemos uma cultura voltada ao restauro arquitetônico no município: “Trazer um curso como esse para a cidade ajuda a fortalecer Hamburgo Velho como referência no campo do patrimônio cultural”, afirma ele.
Para a Conservadora Restauradora Flávia Duque-Estrada, que também ministrará o curso, a experiência real e tangível de restauro em um local histórico faz toda a diferença: “Isso permite que os estudantes compreendam melhor os desafios e práticas envolvidos na conservação do patrimônio e aumenta a conscientização sobre a sua preservação”. Flávia é carioca e atua na área de Conservação e Restauro desde 1998, tendo participado de mais de vinte quatro obras de restauração em todo o Brasil.
Tendo como público-alvo profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Conservação e Restauro, História, Museologia, Engenharia Civil e Artes, gestores de cultura e demais profissionais e agentes envolvidos com a preservação do patrimônio cultural, o curso teve as vagas esgotadas em poucas horas após o seu lançamento.
O QUÊ: Curso Prático de Conservação e Restauro de Fachadas Históricas
QUANDO: 30, 31 de Agosto e 01 de Setembro
ONDE: Casa de Cultura Dalila Clementina Sperb. Av. Dr. Maurício Cardoso, 132. Centro Histórico de Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo/RS
PROGRAMAÇÃO:
30/08/2024 - SEXTA-FEIRA
Manhã
Apresentação.
Introdução ao Restauro Arquitetônico. Métodos.
Tarde
Levantamento de Danos. Decapagem.
31/08/2024 - SÁBADO
Manhã
Diretrizes de Projeto.
Nivelamento de ornatos.
Tarde
Prática de molde de ornato.
01/09/2024 - DOMINGO
Manhã
Projeto de Restauro, Execução, Responsabilidade técnica, Licenciamento.
Tarde
Reparos e Nivelamento de Ornatos.
Acabamentos.
*Conteúdo e programa passíveis de modificações com finalidade didática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário