O transporte do objeto foi viabilizado pela Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho (AME)
Na manhã desta quarta-feira (17), uma movimentação diferente foi registrada no bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo
Uma equipe contratada pela AME – Associação de Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho realizou a remoção de uma lápide histórica de 175 anos, que estava abandonada.
A peça misteriosa foi localizada, em 2021, junto a uma área verde que fica nos fundos de uma fábrica do bairro - próximo da Rua Borges do Canto.
MONUMENTO AO AMOR
Trata-se de uma lápide em pedra arenito, cuja inscrição nomeia “Monumento ao Amor” (Denkmal der Liebe), e foi construída em homenagem póstuma a duas mulheres de uma família de imigrantes alemães - Elisabetha Kremer (falecida em 1848) e M. Katharine Müller (falecida em 1849). A peça é esculpida em pedra arenito e mede 1,33mx1,79m.
Extremamente pesada, encontrava-se caída junto a vegetação densa em um terreno bastante acidentado, o que dificultou a remoção.
A retirada foi realizada com guincho Muck pela empresa de transportes Marquevis, com financiamento providenciado pela AME e acompanhamento técnico do arquiteto restaurador Jorge Luís Stocker Júnior.
Outros detalhes sobre a história da peça e da família, bem como seu local original, ainda estão sendo investigados.
A lápide foi transferida para o acervo da Fundação Scheffel, onde será futuramente posicionada e restaurada, ficando acessível para visitação.
Ela já está posicionada num jardim localizado em frente à Fundação Scheffel, onde também se encontra um coreto histórico.
SOBRE A AME
A AME - Associação dos Moradores e Empreendedores de Hamburgo Velho tem como missão valorizar o bairro através de ações que fortaleçam os laços entre moradores, empreendedores e visitantes com preservação e/ou sustentabilidade e desenvolvimento contínuo.
Seus pilares estão baseados nos seguintes tópicos:
a) Promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico material e imaterial e artístico;
b) Defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável;
c) Fomento do empreendedorismo economicamente sustentável;
d) Representação de seus associados perante a administração pública e demais poderes públicos, bem como perante autarquias, institutos e fundações públicas nos temas de interesse comunitário, social ou econômico do bairro de Hamburgo Velho.
Fonte: Portal Martin Behrend - https://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/id/15138/titulo/de-1849-localizado-num-patio-registro-da-historia-em-alemao-ficara-exposto-em-hamburgo-velho
Nenhum comentário:
Postar um comentário