Pesquisadores serão vistos com maior frequência no Cemitério Evangélico, em Dois Irmãos
O projeto ‘Cemitérios Patrimoniais: Preservando Memórias e Materialidades Pesquisadores - Etapa I’, contemplado com R$80 mil por edital cultural do Estado, pela Lei Paulo Gustavo, já começou a ser colocado em prática em Dois Irmãos. Pesquisadores serão vistos com maior frequência no Cemitério Evangélico, localizado na Rua Alberto Hübenich, no bairro Travessão, por conta de levantamentos necessários para a etapa 1 do projeto.
Os arquitetos Ingrid Arandt e Jorge Luís Stocker Júnior e o historiador Cristiano Enrique Brum, iniciaram o levantamento dos danos que as lápides dos túmulos têm sofrido ao longo do ano. “Este levantamento subsidiará futuramente a etapa 2, o projeto de restauro e posteriormente a obra do restauro”, esclarece Ingrid, coordenadora do projeto.
A pesquisa do cemitério, com sua história e a simbologia da arte funerária, envolverá a comunidade. “Como entrega para a comunidade vamos ter uma oficina de conservação preventiva, uma oficina de fotografia da arte cemiterial, visitas guiadas, das quais duas ao público em geral e quatro destinadas à comunidade escolar pública de Dois Irmãos e, ao final, exposições em dois eventos religiosos da comunidade luterana, com fotografias da oficina”, explica Ingrid.
Disponível em: https://www.abcmais.com/brasil/rio-grande-do-sul/o-que-pesquisadores-fazem-em-cemiterio-da-regiao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário