quarta-feira, 8 de março de 2023

Vivacidade Lab lança evento com 12 personalidades para discutir ações para Caxias do Sul

 Palestras e debates serão divididos em três temas principais, que abordarão a forma de como utilizar a cidade de forma inteligente 

07/03/2023 - 18h00min  Bruno Todeschini / Agencia RBS


 Evento debate o uso da cidade, visando ações que possam impactar Caxias do Sul de forma positiva 

O laboratório de ativações urbanas Vivacidade promove no dia 14 de março o Vivacidade Conecta. O evento reúne 12 personalidades para debater ações que gerem um impacto urbano positivo para Caxias do Sul. 

As palestras são realizadas na Uniftec e divididas em três eixos principais para refletir sobre o uso das cidades: Patrimônio Cultural; Empreendedorismo Social e Cultura da Periferia; e Cultura e Cidade. O evento surge após a realização de 11 city talks, rodas de conversa promovidas pelo coletivo.

No Vivacidade Conecta, três palestras e três city talks são realizados. Os palestrantes são Rafa Rafuagi, criador do Museu do Hip Hop; Jorge Stocker, criador e coordenador do projeto de sensibilização, educação patrimonial e divulgação científica denominado O Campanário; e Anthony Ling, arquiteto e urbanista, fundador e editor do Caos Planejado, publicação online sobre urbanismo. Além das três personalidades, outras são convidadas para rodas de conversa que ocorrem após as palestras. Alguns destes convidados são a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, a empresária e gestora do Moinho da Estação, Eloisa Tondo, e o rapper Chiquinho Divilas.

 O evento tem recursos financiados via Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul, com apoio cultural da Messem Investimentos. O Vivacidade Conecta é gratuito, mas exige inscrição pelo limite de vagas (veja abaixo como participar). 

"Vamos trazer a Caxias do Sul cases que vêm dando certo em Porto Alegre e levar ao palco também pessoas daqui que têm uma história de uso da cidade relacionada a um dos três eixos do evento. Quando se está aberto a ouvir e adequar para a nossa realidade ideias que já se mostraram eficazes, se corta caminhos e se acelera na realização de iniciativas que podem fazer bem a todos os caxienses" — afirma a presidente do Vivacidade, Madeline Juber.

 O evento é recomendado para estudantes, empreendedores, profissionais de diversas áreas e qualquer pessoa interessada em ouvir os convidados e avaliar o que podem fazer para ajudar nessa cocriação. — Acreditamos no trabalho colaborativo e entendemos que quando os moradores de uma cidade compreendem que a rua é a extensão das suas casas e dos seus negócios, se sentem pertencentes e passam a usar e a cuidar mais — complementa Madeline. 

Cada eixo no evento será aberto por um palestrante. Na sequência, três convidados participam do City Talk, que será mediado por integrantes do Vivacidade. Com esse evento, o Vivacidade reforça o seu papel de promotor de ações que provoquem impacto urbano positivo e traz para a reflexão importantes fatores que podem contribuir para que todos nós possamos viver em uma cidade mais viva e humana. Como participar 

Os ingressos são gratuitos, mas interessados devem se inscrever por meio do site sympla.com.br/vivacidade. 

:: EIXO 1

  • Patrimônio cultural: como incentivar o uso de patrimônios históricos? A partir de cases de Caxias do Sul e Porto Alegre, vamos provocar uma troca de experiências e desenhar cenários possíveis.

PALESTRA - 14h30min

  • Jorge Stocker: criador e coordenador do projeto de sensibilização, educação patrimonial e divulgação científica denominado “O Campanário”

:: CITY TALK - 15h

Convidados 

  • Paula Ioris: Vice-prefeita de Caxias do Sul
  • Eloisa Tondo: Empresária e gestora do Moinho da Estação.
  • João Felipe Wallig: Arquiteto e fundador do Vila Flores
  • Mediação - Paula Valduga: jornalista e cofundadora do Vivacidade

Intervalo- 16h

:: EIXO 2

  • Cultura da periferia e empreendedorismo social: é inegável a força da periferia no desenvolvimento econômico, social e cultural de uma cidade. Nesses bairros periféricos, a vida pulsa nas ruas. Vamos mostrar iniciativas que vêm dando certo e podem ser usadas como exemplos.

PALESTRA - 16h15min

  • Rafa Rafuagi: fundador do Museu do Hip Hop. Escritor do livro “Teoria Prática, a história das juventudes na engenharia social”.Ativista social e MC no grupo de rap Rafuagi.

:: CITY TALK - 16h45min

Convidados

  • Kamila Bazzo: Produtora Cultural da Casa Fluência
  • Chiquinho Divilas: Rapper, doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Educador Social e Palestrante.
  • Fernando Morais: Presidente do Vielas Espaço Cultural.
  • Mediação - Jessica De Carli : Arquiteta e Urbanista, Presidente do Instituto SAMbA, idealizadora do Mosaico na Quebrada e integrante do Vivacidade.

:: EIXO 3

Cultura e cidade: há diversas formas de se estimular o uso de espaços públicos e privados e, consequentemente, tornar uma cidade mais viva. Entre eles, a cultura aparece tanto em manifestações artísticas, quanto no estímulo à sociabilidade, por meio de atividades de lazer. Esse eixo vai apresentar cases e abordar as soluções encontradas para viabilização e financiamento de iniciativas nesse sentido.

PALESTRA - 17h45min

  • Anthony Ling: arquiteto e urbanista, fundador e editor do Caos Planejado, uma publicação online sobre urbanismo.

:: CITY TALK - 18h15min

 Convidados

  • Gabrielle Signor: Sócia da Dest, uma empresa do Grupo Somos.RS, que trabalha pelo desenvolvimento do RS através da indústria do turismo.
  • André Venzon: Artista visual, curador e gestor cultural. Ex diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC). 
  • Vinicius Garcia: Diretor da GAM3 Parks, responsável pelo Parque da Orla.
  • Mediação - Tiago Fiamenghi: cofundador do Vivacidade, TEDx speaker e empreendedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário